sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Projeto Água


PROJETO EDUCATIVO INTERDISCIPLINAR


TEMAS:

WATER, ENVIRONMENT, BIODIVERSITY
( ÁGUA, MEIO AMBIENTE, BIODIVERSIDADE)
    


ESCOLA ESTADUAL PROF. MARIO NAKATA
Profa. Coordenadora do Projeto: Maria Célia Chutti
Participação e Colaboração de todo o Corpo Docente do Ensino Fundamental e Médio do Período da Manhã






INTRODUÇÃO
A proposta de atividades interdisciplinares está adquirindo importância na Educação, particularmente quando se trata de iniciativas que possibilitam a abordagem integrada das diferentes áreas do conhecimento.
Com essa perspectiva, concebeu-se o planejamento deste Projeto interdisciplinar contextualizado sobre a distribuição de água no planeta e nas ações que devem ser viabilizadas para assegurar o uso sustentável dos recursos hídricos na qualidade de vida na agenda ambiental nacional, enfatizando que o equilíbrio da natureza é essencial para a vida na terra. Assim, certos de que a escola é uma instituição de construção de conhecimento e auxiliadora no processo de conscientização, esse projeto apresenta propostas de aulas a serem desenvolvidas no Ensino Fundamental e 1º Ano do Ensino Médio sobre os temas em referência, tendo a escola que estar engajada na busca de soluções para preservação do mesmo.

JUSTIFICATIVA
A educação encontra-se em um novo patamar, cujo âmago é o desenvolvimento e a rea-
lização integral da pessoa e do cidadão. Isso é o que sustenta a proposta de educação
personalizada da Escola Prof. Mario Nakata "promover a excelência em educação, produzindo e disseminando o conhecimento, compromissado com a formação integral do cidadão ético, em busca do desenvolvimento regional sustentável e de uma sociedade mais justa e humana."
Com esta proposta, entendemos que é muito importante trabalhar sobre a preservação da água e do meio ambiente, buscando o conhecimento e a conscientização dos alunos que serão nossos futuros cidadãos, pois quando um aluno aprende e entende sobre a importância de preservar e cuidar da água e do meio em que vive, ele com certeza será um cidadão responsável e comprometido com a sociedade da qual faz parte, sendo capaz de estabelecer relações, interagir, transformar e reelaborar neste meio e em outras realidades.

A água é um dos recursos mais importantes da Terra e imprescindível para a geração e manutenção de todas as formas de vida em nosso planeta.
O volume total de água na Terra é estimado em 1,4 milhões de quilômetros cúbicos; no entanto, a maior parte desse volume de água, ou seja, 97% é salgada e inadequada para o uso. Apenas 3% do total são de água doce e, desses, apenas aproximadamente 0,01% está disponível nos lagos, riachos, córregos e rios.
Desse montante, o Brasil detém a maior bacia hidrológica do cenário internacional e, por isso, até o final do século passado, a água era considerada um recurso abundante e praticamente inesgotável.

Apesar dessa situação aparentemente favorável, observa-se, no Brasil, uma enorme desigualdade regional na distribuição dos recursos hídricos. Atualmente, 80% do volume total de águas estão concentrados na Bacia Amazônica, que registra a menor densidade populacional do país – 5% dos brasileiros. Ao restante dos habitantes, 95%, são divididos os 20% das águas disponíveis em outras áreas.
Esses entraves que contradizem sua condição de detentor de grande quantidade de água doce são responsáveis, também, pela poluição de muitos rios caudalosos da bacia hidrográfica brasileira, que, degradados pela devastação das matas ciliares, pelo esgoto doméstico e industrial sem tratamento e pela falta de planejamento urbano estão contaminados por micróbios e poluentes no estado de saúde da população.
Diante desse quadro, propõe-se uma reflexão com a população escolar sobre o planejamento de estratégias que oportunizam a implantação de novos modelos de gestão ambiental na perspectiva de viabilizar ações para o uso racional do consumo da água e preservação dos recursos hídricos em todo território nacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conscientizar os alunos sobre a importância da água e do meio ambiente e como o homem interfere neste meio;
  • Auxiliar na percepção da participação do homem na transformação do meio em que vive, mostrando também suas interferências negativas e o que elas tem causado à natureza;
  • Discutir sobre os diversos tipos de destruição, agressão e degradação do meio ambiente e como evitar isso;
  • Trabalhar sobre a água, o ar, o solo e a luz solar apresentando a importância de cada recurso da natureza para todos os seres vivos (Biodiversidade);
  • Estimular a leitura e escrita em português e inglês (Reading/Listening/Writing);
  • Motivar a criatividade dos alunos através de trabalhos manuais e pesquisas;
  • Aperfeiçoar o vocabulário em inglês, desenvolvendo a oralidade;
  • Proporcionar o contato com a língua inglesa, recursos tecnológicos, no processo de aprendizagem e no processo de preservação da água e do meio ambiente.

OBJETIVO GERAL
Conhecer e compreender os conceitos básicos relacionados à gestão da água e aos fatores naturais e humanos que condicionam os recursos hídricos e o equilíbrio natural do ecossistema.
PÚBLICO-ALVO
Alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

CRONOGRAMA
Este Projeto terá início no 1º Bimestre/2012, se estenderá até o 2º Bimestre/2012, porém deverá ser um compromisso permanente na Escola Estadual Prof. Mario Nakata.

DISCIPLINAS DE ABRANGÊNCIA
Todas as disciplinas, principalmente Língua Inglesa, Portuguesa, Ciências e Geografia.


METODOLOGIA


  • Aulas expositivas e produção de trabalhos manuais sobre a água, meio ambiente, biodiversidade;
  • Vídeos em inglês sobre os temas;
  • Pronúncia em inglês de frases sobre o tema;
  • Pesquisas em sites, jornais, revistas;
  • Palestra com "Experts" em Recursos Hídricos e outras pessoas com conhecimento abalizado a respeito do tema, sobre causas/consequências do desperdício de água nas residências, indústrias e comércios;
  • Explanação sobre a interferência do homem na natureza;
  • Análise sobre a interferência negativa do homem no meio ambiente em que vive;
  • Debate sobre as diversas formas de preservação da água e do meio ambiente.


RECURSOS
  1. MATERIAIS
Livros, jornais, revistas, computador, internet, vídeos, data-show, mapa do Brasil e do mundo e material de uso comum.
  1. HUMANOS    
Alunos, professores, especialistas, coordenadores pedagógicos, direção e comunidade local.
  1. FÍSICOS
Sala de aula, biblioteca, Sala de Vídeo, Sala de Informática e espaço cultural escolar.












AVALIAÇÃO


A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto através da observação do desempenho e interesse dos alunos no cumprimento das tarefas propostas, produções e relatório sobre as atividades.




CONSIDERAÇÕES FINAIS


As atividades que serão desenvolvidas durante o projeto devem ser bem aproveitadas e adequadas à faixa etária dos alunos. O projeto deve contribuir significativamente para a aprendizagem dos alunos, já que o conhecimento se constrói através da vivência do aluno, ou seja, através da aprendizagem de forma significativa e prazerosa.
Os alunos devem ser estimulados a serem multiplicadores de seu conhecimento nessa área, levando informações aos irmãos, aos pais, e aos colegas vizinhos.
O projeto também deve cumprir o papel de tornar os alunos mais preparados e informados sobre a educação ambiental, que é um processo longo e contínuo, e mudar isso não é uma coisa fácil. Os alunos devem compreender que devemos primeiro mudar nossos hábitos e atitudes, uma vez que a mudança deve ser espontânea e vir de dentro para que ela possa de fato ocorrer. Por isso a importância de pequenos atos em nossas casas e escolas.



LET'S SAVE OUR PLANET!




Palestras com dados reais da água.

Palestras alertando sobre água.

Educandos atentos à palestra.

Confecção de vários trabalhos em grupo.

Cartazes

Maquetes




Conscientizar é a melhor atitude.

Se cuidarmos da água teremos um planeta melhor.


A informação é a melhor saída.

Confecção de trabalhos em inglês.



Excelentes produções de texto







Encerramento do projeto com uma bela exposição.



A colaboração da equipe foi fundamental.



Obrigado pela colaboração de todos os envolvidos no projeto, pois sem isso o mesmo não teria acontecido.



 

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